segunda-feira, 26 de setembro de 2011

As Hipóteses de Escrita segundo Emília Ferreiro

Olá! Desculpem pelo sumiço... mas voltei com força total!!

Segundo Emilia Ferreiro podemos identificar hipóteses na psicogênese da escrita que são:

• ESCRITA PRÉ-SILÁBICA: o/a alfabetizando/a não compreende a natureza do nosso sistema
alfabético, no qual a grafia representa sons, e não idéias, como nos sistemas ideográficos (como, por
exemplo, a escrita chinesa).
Nesta fase, ele/a representa a escrita através das seguintes hipóteses:
- REPRESENTAÇÃO ICÔNICA: expressa seu pensamento através de
desenhos, não tendo a noção de escrita no sentido propriamente dito.
Escrever é a mesma coisa que desenhar.

- REPRESENTAÇÃO NÃO ICÔNICA: Além do desenho, expressa
seu pensamento através de garatuja ou rabiscos (representação não icônica);
aqui, a criança inicia o conceito de escrita, mas ainda não
reconhece as letras do alfabeto e seu valor sonoro.

- LETRAS ALEATÓRIAS: já conhece algumas letras do alfabeto, mas
as utiliza aleatoriamente, pois não faz nenhuma correspondência sonora
entre a fala e a escrita. Para escrever é preciso muitas letras.
TOMATE = ARMSBD
CAVALO = AMTOEL
PÃO = ATROCDG
 

- REALISMO NOMINAL: a criança acha que os nomes das pessoas e das coisas têm relação co os seus tamanhos.
Se perguntar a criança: qual a palavra maior: BOI ou FORMIGUINHA?
Ela dirá: BOI é uma palavra GRANDE e FORMIGUINHA uma palavra PEQUENA, atentando
para o tamanho dos animais.
A superação do realismo nominal se dará no fim da fase da escrita pré-silábica.
- Ao ler palavras e orações, não marca a pauta sonora.
 

• ESCRITA SILÁBICA: divide-se em escrita silábica e escrita silábica-alfabética.
Na ESCRITA SILÁBICA, a criança supõe que a escrita representa a fala. É a fase que se inicia o
processo de fonetização; nesta fase, ela tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro as letras. Cada
sílaba é representada por uma letra com ou sem conotação sonora. Em frases pode escrever uma
letra para cada palavra. Desvincula o objeto da palavra escrita.
Escrita silábica sem valor sonoro: a criança escreve uma letra ou sinal gráfico para representar a sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.
TOMATE= RTO
CAVALO= BUT
PÃO= TU
Escrita silábica com valor sonoro: a criança escreve uma letra uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes,
consoantes.
TOMATE= TMT / OAE / TAT / OME
CAVALO= CVL / AAO / AVO / CAL
PÃO= PU / AO
 

Na ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA a criança apresenta uma escrita algumas vezes com
sílabas completas e outras incompletas. Ou seja, ela alterna escrita silábica com escrita alfabética,
pois omite algumas letras.
TOMATE = TMAT
CAVALO = CVALU
PÃO = PA
O CAVALO PISOU NO TOMATE = UCVALUPZONUTMAT

• ESCRITA ALFABÉTICA: a criança faz a correspondência entre fonemas (som) e grafemas
(letras). Ela atinge a compreensão de que as letras se articulam para formar palavras. Escreve como
fala, ou seja, vê a escrita como transcrição da fala, não enxergando as questões ortográficas.
TOMATE = TUMATI
CAVALO = KAVALU
PÃO = PAUM
O CAVALO PISOU NO TOMATE = UKAVALU PIZONU TUMATI


Aqui vão algumas sugestões de atividades:

Trabalho intenso com os nomes dos alunos;
Audição de leitura com ou sem imagem;
Escrita espontânea;
Bingo de letras ou nomes;
Elaboração de textos coletivos;
Auto-ditado;
Caça-palavras;
Cruzadinhas;
Reconhecimento de palavra ou frases no texto, etc.
http://youtu.be/N0jC-gZ9QUY

Bjos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário