domingo, 3 de julho de 2011

A nomenclatura da ação pedgógica à criança enferma


A ação pedagógica desenvolvida no ambiente hospitalar tem ainda sua nomenclatura discutida por muitos autores, que dividem-se entre “Pedagogia Hospitalar” e “Classe Hospitalar”.
Pode-se entender como “Pedagogia Hospitalar”:

[…] ramo da Pedagogia, cujo objeto de estudo, investigação e dedicação é a situação do estudante hospitalizado, a fim de que continue progredindo na aprendizagem cultural, formativa e, com vistas ao auto-cuidado e à prevenção de outras possíveis alterações na sua saúde (MATTOS; MUGGIATI, 2001, p. 44).

E como “Classe Hospitalar” entende-se como “a denominação do atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambiente de tratamento de saúde, em circunstância de internação” (AROSA; SCHILKE, 2007).
Enquanto o primeiro parece ter uma visão da qual podemos chamar de “terapêutica”, o segundo compreende a ação pedagógica existente no hospital como um processo educativo intencional propriamente dito, porém em um ambiente diferenciado.
Há ainda, autores que procuram incorporar os dois termos:

Podemos entender pedagogia hospitalar como uma proposta diferenciada da pedagogia tradicional uma vez que se dá em âmbito hospitalar e que busca construir conhecimentos sobre esse novo contexto de aprendizagem que possam contribuir para o bem-estar da criança enferma. […] Essa definição, no entanto, não exclui o conceito de classe hospitalar. Pelo contrário, a pedagogia hospitalar parece ser mais abrangente, pois não exclui a escolarização de crianças que se encontram internadas por várias semanas ou meses, mas a incorpora dentro de uma nova dinâmica educativa (FONTES, 2003, apud AROSA; SCHILKE, 2007, p. 42).

            Embora haja a diversidade de opiniões a respeito do termo mais propício, em um ponto todos concordam: a prioridade desta ação é assegurar as crianças hospitalizadas, a continuidade dos estudos regulares, possibilitando um retorno após a alta sem prejuízos a sua formação escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário