segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um Pouco da História da Pedagogia

Desculpem a demora para escrever, mas essa vida agitada é fogo!!!
Hoje vamos falar um pouco sobre a história da Pedagogia. Espero que gostem!

A Pedagogia é a ciência cujo objetivo é a reflexão sobre a função ou trabalho do professor, a ordenação e a sistematização dos métodos de instrução e a crítica do processo educativo, investigando a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global.
De acordo com Saviani(2008), a compreensão da natureza da educação passa pela compreensão da natureza humana, já que o homem precisa transformar sua realidade em prol da continuação de sua existência através do trabalho como um movimento intencional que necessita, antes de tudo, da produção de ideias, de objetivos, enfim, do saber, mediado por relações pedagógicas(SAVIANI, 2008, p 22).
Segundo Bello(2008), o termo pedagogia, hoje em dia tão difundido na sociedade, deriva do grego e quer dizer amigo (gogo) da criança (pedo). Originalmente, o termo citado acima designava o escravo que levava as crianças para a escola (scholé, que quer dizer ócio, em grego) para que o mestre de jogos ou brincadeiras (ludus magister) permitisse a construção da educação (do latim ex duccere, quer dizer conduzir para fora), trabalhando o seu potencial.
Com a modernidade,  passamos a entender a pedagogia como “a Ciência da Educação”, como saber da formação humana e, como  tal ciência, a pedagogia precisa passar da racionalidade técnica em que se encontra, à racionalidade prática, reflexiva, formativa e emancipadora.
Segundo Cambi(1999), a história da pedagogia, no seu sentido mais amplo nasceu entre os séculos XVIII e XIX e passou a desenvolver-se de modo especial no decorrer deste último assumindo a forma de pesquisa, produzida por pessoas diretamente ligadas à escola, empenhadas na organização e no desenvolvimento de uma instituição cada vez mais central na sociedade moderna. Nascia como uma história ideologicamente orientada, valorizando a continuidade de princípios e ideais, porém muito distante da realidade daqueles que participariam diretamente do processo educativo, por envolver mais a teoria do que a prática(práxis).

terça-feira, 3 de maio de 2011

Por que tanta indisciplina?

  Trabalho em uma escola de Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental, como orientadora educacional e nunca vi tanta indisciplina começando já tão cedo.
     As crianças não respeitam professores, profissionais de apoio, nem mesmo seus próprios colegas e enfrentam dificuldades na concentração e na aprendizagem ...
    Já testemunhei crianças de seis anos rindo e imitando um colega que chorava por não conseguir realizar uma determinada atividade e alguns deles até o chamaram de gay e quando os repreendi achando que conseguiria acabar com a situação, fingiram que não me ouviram e continuaram com insultos ao menino.
     Então me pergunto: O que está acontecendo com as nossas crianças que, desde novinhas já não tem respeito pelo próximo e protagonizam tantas cenas como esta que presenciei e às vezes, situações piores?
     E o pior é que quando converso com os pais, a maioria me diz: "Não sei o que está acontecendo; ele(a) não era assim!", ou seja, ou nunca pararam para observar seus filhos ou não aceitam que algo está saindo errado.
     Mas o que será?
     Sei que a sociedade mudou, que novos conceitos foram adquiridos, refletindo-se inclusive nas leis, mas até que ponto estamos fazendo a coisa certa?
   

domingo, 1 de maio de 2011

Primeiras Impressões

     Este blog foi criado na intenção de tirar várias dúvidas sobre a educação de modo geral, por isso serão abordados diversos assuntos.
     Entrevistas, vídeos, citações de outros autores, reportagens também farão parte deste blog.
     Espero receber muitas visitas e comentários para ajudar a engrandecer este trabalho.
     Conto com vocês!!!