Hoje vamos falar um pouco sobre a história da Pedagogia. Espero que gostem!
A Pedagogia é a ciência cujo objetivo é a reflexão sobre a função ou trabalho do professor, a ordenação e a sistematização dos métodos de instrução e a crítica do processo educativo, investigando a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global.
De acordo com Saviani(2008), a compreensão da natureza da educação passa pela compreensão da natureza humana, já que o homem precisa transformar sua realidade em prol da continuação de sua existência através do trabalho como um movimento intencional que necessita, antes de tudo, da produção de ideias, de objetivos, enfim, do saber, mediado por relações pedagógicas(SAVIANI, 2008, p 22).
Segundo Bello(2008), o termo pedagogia, hoje em dia tão difundido na sociedade, deriva do grego e quer dizer amigo (gogo) da criança (pedo). Originalmente, o termo citado acima designava o escravo que levava as crianças para a escola (scholé, que quer dizer ócio, em grego) para que o mestre de jogos ou brincadeiras (ludus magister) permitisse a construção da educação (do latim ex duccere, quer dizer conduzir para fora), trabalhando o seu potencial.
Com a modernidade, passamos a entender a pedagogia como “a Ciência da Educação”, como saber da formação humana e, como tal ciência, a pedagogia precisa passar da racionalidade técnica em que se encontra, à racionalidade prática, reflexiva, formativa e emancipadora.
Segundo Cambi(1999), a história da pedagogia, no seu sentido mais amplo nasceu entre os séculos XVIII e XIX e passou a desenvolver-se de modo especial no decorrer deste último assumindo a forma de pesquisa, produzida por pessoas diretamente ligadas à escola, empenhadas na organização e no desenvolvimento de uma instituição cada vez mais central na sociedade moderna. Nascia como uma história ideologicamente orientada, valorizando a continuidade de princípios e ideais, porém muito distante da realidade daqueles que participariam diretamente do processo educativo, por envolver mais a teoria do que a prática(práxis).